São Paulo, 08 de fevereiro de 2012 – Como parte de suas ações para redução de impactos ambientais, a Honda anunciou a instalação de sistema de painéis solares em uma das suas concessionárias no Japão. A ação dá início a um projeto de instalação de painéis solares produzidos pela Honda Soltec em toda a rede de concessionárias de automóveis da marca no Japão até março de 2014. No total, o projeto terá capacidade de gerar 1 megawatt e será responsável pela redução na emissão de 310 toneladas de CO2 na atmosfera.
A inclusão de concessionárias da marca no projeto de geração de energia solar já vinha ocorrendo de forma pontual, mas para ampliar ainda mais o empenho na redução de emissões em sua estrutura de vendas, a empresa tomou a decisão de criar um sistema em larga escala, que inclui também a instalação de monitores que irão mostrar aos clientes a capacidade de geração energética do sistema em tempo real.
Além disso, a Honda planeja instalar um painel solar Honda Soltec com capacidade de 2,6 Mw em uma nova fábrica da marca no município de Yorii, que deverá iniciar as operações em 2013. O painel será o maior instalado em uma fábrica de automóveis no Japão.
A placa solar Honda Soltec é um dispositivo utilizado para converter a energia da luz do sol em energia elétrica. São produzidas com a tecnologia de semicondutores CIGS (cobre, indium, gallium e selenium), mais leves e eficientes. A transformação é feita sem qualquer desgaste de material, assegurando ao produto durabilidade praticamente ilimitada. Com 1.417 mm de comprimento, 767 mm de altura e 37 mm de espessura, a placa solar pesa 14,4 kg e oferece potência nominal de 125 Watts.
Compromisso Honda - Além de reduzir as emissões de CO2 no processo de fabricação de seus produtos, a Honda Motor Co. estabeleceu a meta de reduzir em 30% as emissões de CO2 de suas motocicletas, automóveis e produtos de força (geradores e motores de popa, entre outros) até o final de 2020, tomando como base os níveis do ano 2000. Desde sua fundação, em 1948, no Japão, o compromisso da Honda tem sido atender as demandas da sociedade de forma sustentável. A empresa busca desenvolver tecnologias inovadoras para que seus processos produtivos e produtos sejam cada vez mais amigáveis ao meio ambiente. Em todo o mundo, as fábricas da marca praticam o programa Green Factory (Fábrica Ecológica), que atua em diversas frentes, como tratamento de efluentes, redução da geração de resíduos no processo produtivo e melhoria da eficiência no uso de energia. Entre os produtos, a primeira motocicleta bicombustível do mundo, a CG Titan Mix; o FCX Clarity, automóvel movido a célula de combustível que emite apenas vapor d’água na atmosfera; os automóveis híbridos que utilizam como principal fonte de energia o motor a gasolina de baixa emissão de poluentes, auxiliado por outro elétrico; e as placas solares, que convertem energia da luz do sol em energia elétrica para uso doméstico ou industrial, são exemplos do empenho da marca com o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.
Mais Informações | FSB Comunicações
11 3165-9596
11 3165-9596